FUJIFILM, TMDU E HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ASSINAM ACORDO BÁSICO DE PROMOÇÃO E PROLIFERAÇÃO DO SISTEMA JAPONÊS DE DIAGNÓSTICO PARA CÂNCER DE CÓLON NO BRASIL.

1 de agosto de 2014

SÃO PAULO, 01 de Agosto de 2014 – Fujifilm Corporation, Presidente Shigehiro Nakajima, em visita ao Brasil anunciou no último dia 31 de Julho um acordo com a Tokyo Medical and Dental University (TMDU), Presidente Yasuyuki Yoshizawa e Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU) sobre a promoção e proliferação* do sistema japonês de diagnóstico de câncer de cólon. As três partes vão trabalhar em parceria para difundir o sistema e desenvolver localmente recursos humanos.

A fim de diagnosticar o câncer, o sistema japonês de diagnóstico de câncer de cólon consiste na realização de um exame de sangue oculto nas fezes e seguindo-se com a colonoscopia para aqueles que o teste foi positivo. Este é um procedimento de teste comum para o câncer de cólon no Japão. Instituições médicas japonesas têm uma vasta experiência acumulada sobre este método.

A Fujifilm fornecerá colonoscópios e a TMDU fará treinamentos em centros de formação a serem criados no HU e de outras instituições. O treinamento japonês voltado para médicos locais é projetado para aumentar o desempenho do diagnóstico precoce do câncer, e aborda o uso de ampliação endoscópica e tecnologias especiais para diagnósticos óticos.

O aumento da taxa de mortalidade por câncer tornou-se um grande problema nos países emergentes. O número de casos de câncer de cólon está particularmente em ascensão no meio em que o padrão de melhoria de vida resulta em mudanças de dieta. A tendência é evidente também no Brasil, um país de maior população nas Américas Central e do Sul, com destaque para a necessidade urgente de introduzir um programa de diagnóstico para a detecção precoce. Na situação apresentada, Fujifilm, TMDU e HU começaram um estudo colaborativo do ano passado, com o apoio do Ministério da Economia, Comércio e Indústria japonês (METI), para realizar um estudo de viabilidade sobre a proliferação do sistema japonês de diagnóstico de câncer de cólon no Brasil, utilizando tecnologias de ponta e médicos do Japão, incluindo endoscópios e reagentes de teste. Após a confirmação da validade do sistema de diagnóstico, as três partes forjaram uma parceria oficial para acelerar ainda mais a proliferação do sistema e o desenvolvimento de recursos humanos no Brasil.

Através da disseminação do sistema japonês de diagnóstico de câncer de cólon no Brasil, a Fujifilm planeja aumentar a precisão do diagnóstico local, contribuindo assim para a detecção precoce do câncer de cólon e a melhoria da assistência médica no país.

* Recebendo assistência do Ministério da Economia, Comércio e Indústria como um dos projetos encomendados no orçamento suplementar do ano fiscal 2013 para o projeto de pesquisa sobre o desenvolvimento de exportação de dispositivos e serviços médicos japoneses.

A FUJIFILM Holdings Corporation, Tóquio, Japão oferece inovação constante e tecnologia de ponta em todos os seus produtos para uma ampla variedade de indústrias, incluindo: atendimento à saúde através de sistemas hospitalares, farmacêuticos e cosméticos; sistemas gráficos; materiais de alta funcionalidade, tais como materiais para mostradores em tela plana; dispositivos óticos, como lentes para o setor televisivo e cinematográfico; geração de imagens digitais e criação de documentos. Todos esses recursos são garantidos por um vasto portfolio de tecnologias nas áreas: química, mecânica, ótica, eletrônica, softwares e processos.  No fechamento do ano fiscal em 31 de março de 2014, a empresa apresentou resultados de faturamento global da ordem de US$ 24,4 bilhões, com uma taxa de câmbio de 103 ienes o dólar. A Fujifilm está comprometida com a manutenção do meio ambiente e com as boas práticas corporativas. Para mais informações, visite nosso site: www.fujifilmholdings.com.