Produtos de cuidados para a pele avançados que apenas a Fujifilm poderia criar

Em 2006, a Fujifilm lançou o negócio de cuidados para a pele. No início,muitos no sector duvidaram das hipóteses de sucesso da Fujifilm. Porém, em 2010, as principais marcas da Fujifilm na indústria somavam um total de vendas anuais superior a 10 mil milhões de ienes e os cuidados para a pele tinham-se tornado um elemento essencial no portfolio de negócios da Fujifilm. Expandindo-se para além do Japão, a Fujifilm comercializou também com sucesso na Ásia os produtos de cuidados para a pele e outras regiões, estabelecendo-se como uma marca global no sector dos cuidados para a pele. Como conseguiu a Fujifilm, sendo um player completamente novo, desenvolver com sucesso produtos de cuidados para a pele competitivos?

Factor essencial para os produtos de cuidados para a pele da Fujifilm: as tecnologias da película fotográfica

Durante vários anos, a Fujifilm foi líder no desenvolvimento e na comercialização de película fotográfica. Contudo, a chegada das câmaras digitais mudou drasticamente o mercado. As vendas de película atingiram o topo em 2000, tendo a procura, a partir de aí, diminuído rapidamente. Imagine se os fabricantes de automóveis subitamente se deparassem com um mundo no qual as pessoas simplesmente deixaram de necessitar de automóvel. A Fujifilm percebeu que apenas uma reduzida percentagem do seu principal sector se manteria. Para sobreviver como empresa, a Fujifilm teria que criar rapidamente novos negócios.

Desde a sua fundação, a Fujifilm desenvolveu um vasto leque de tecnologias originais. Agora, chegara o tempo de fazer um inventário das mesmas. Uma ideia que surgiu foi alavancar as tecnologias da película fotográfica para desenvolver produtos originais de cuidados para a pele.

Numa primeira análise, a película fotográfica e os produtos para cuidados para a pele parecem possuir muito pouco em comum. Porém, surpreendentemente, estes têm. Por exemplo, o colagénio é uma substância essencial para ambos; a película fotográfica e a pele humana. O colagénio confere à pele resiliência e uma aparência saudável e hidratada. As tecnologias de película fotográfica da Fujifilm mostraram-se também com aplicação nos cuidados para a pele: os antioxidantes e a nanotecnologia podem oferecer uma grande variedade de benefícios nos cuidados para a pele.

Quanto mais a Fujifilm analisava o seu portfolio de tecnologias de película fotográfica, mais promissor se apresentava o futuro. Na realidade, os investigadores da Fujifilm dedicados a esta iniciativa encararam os produtos de cuidados para a pele com funções e benefícios completamente inovadores. Incentivados pelas oportunidades que se adivinhavam, fizeram avanços rápidos em I&D.

A tecnologia extrai o potencial de ingredientes avançados

A primeira tarefa da equipa foi a de selecionar ingredientes com elevado potencial para os cuidados para a pele, uma vez que os ingredientes constituem a chave de sucesso nos cuidados para a pele. Estabelecida ao longo de décadas de I&D na película fotográfica, a base de dados de antioxidantes da Fujifilm incluía cerca de 4000 compostos diferentes, tendo sido individualmente examinados pela equipa. À medida que avançavam, uma substância destacou-se como especialmente interessante: a astaxantina, um composto vermelho encontrado naturalmente no salmão e no camarão que possuía uma capacidade antioxidante 1000 vezes superior ao da coenzima Q10, considerada um dos antioxidantes mais comuns nos cuidados para a pele.

O potencial da astaxantina foi bem compreendido pela indústria dos cuidados para a pele. Contudo, a sua aplicação prática foi limitada por uma série de barreiras tecnológicas. O composto é sensível à luz e calor, para além de oxidar com facilidade. Para além disso, era difícil de manter sob a forma de finas partículas e mesmo a sua dissolução total e uniforme em água não era tarefa fácil. Naquela época, a Fujifilm efectuava pesquisas e investigava e a astaxantina evidenciou um potencial reduzido na aplicação nos cuidados para a pele.

Os investigadores da Fujifilm compreenderam que um desafio fundamental e bastante difícil seria a produção de partículas de astaxantina ao nível nano e mantê-las numa forma estável. Estavam mais do que preparados para avançar. Enquanto apenas algumas empresas tinham uma presença substancial no mercado da película fotográfica, milhares de empresas ansiavam por uma quota no mercado altamente competitivo dos cuidados para a pele. Como um player novo, para se evidenciar, a Fujifilm teria que oferecer um valor acrescentado único. Introduzir no mercado um composto altamente desejável, mas extremamente difícil de utilizar, poderia oferecer esse valor. Por isso, continuaram a trabalhar com entusiasmo.

Alavancando o potencial da Fujifilm nos antioxidantes e na nanotecnologia, a equipa focou-se no desenvolvimento da necessária tecnologia de processamento de astaxantina. Quanto mais pequenas eram as partículas criadas, maior era o rácio da área de superfície das partículas face ao seu volume. Esta área de superfície superior tornou as partículas de astaxantina suscetíveis a reagirem com o oxigénio e, por conseguinte, a degradarem-se. Os investigadores da Fujifilm ultrapassaram esta dificuldade otimizando os agentes emulsificantes da fórmula, que ajudam os compostos a misturarem-se totalmente com suavidade. Descobriram também aditivos que podiam ajudar a impedir a oxidação das partículas de astaxantina.

A iniciativa resultou num grande sucesso; o desenvolvimento de uma fórmula que preserva as nanopartículas da astaxantina num estado de estabilidade, protegendo-as simultaneamente da luz e calor. Esta fórmula permitiu que a astaxantina de alta densidade penetrasse profundamente na pele, oferecendo vários benefícios. Apresentando a astaxantina como principal ingrediente, nasceu a série de produtos ASTALIFT da Fujifilm.

A Fujifilm alavancou as suas tecnologias exclusivas, tornando utilizável um ingrediente de difícil utilização. A ASTALIFT tornou-se a primeira de uma série de produtos nos quais a Fujifilm explorou o potencial de vários compostos de cuidados para a pele.

Transformar a dúvida em curiosidade, construindo o valor da marca.

A Fujifilm foi bem sucedida na utilização de I&D e das tecnologias de produção, causando impacto no mercado dos cuidados para a pele. Além disso, o marketing da empresa nos cuidados para a pele também foi único.

Em vez de criar uma marca independente para a sua linha de produtos de cuidados para a pele, a Fujifilm foi arrojada e utilizou a mesma marca, tornando a tecnologia avançada um dos principais argumentos de venda. Muitos colaboradores da empresa não acreditaram no sucesso, sendo que a Fujifilm era conhecida como uma empresa de película fotográfica. Seguramente, a entrada da marca Fujifilm neste mercado constituiria uma surpresa. A Fujifilm decidiu tirar proveito deste fator. As pessoas questionariam por que motivo a Fujifilm, de entre todas as empresas, entrara no mercado dos cuidados para a pele. A dúvida conduziria à curiosidade e a Fujifilm responderia demonstrando como a tecnologia avançada com origem na película fotográfica poderia fazer a diferença.

Os anúncios de televisão baseados nesta estratégia original tiveram um enorme impacto no Japão, promovendo eficazmente a marca e a tecnologia da Fujifilm no mercado dos cuidados para a pele. A empresa percebeu que os consumidores estavam agora mais interessados em resultados de cuidados para a pele genuínos do que em adquirir uma imagem. A apresentação juntamente com a nova opção de cuidados para a pele baseados em sólidas evidências científicas resultou num sucesso comercial.

Além disso, enquanto predominavam no mercado dos cuidados para a pele embalagens brancas ou claras, a Fujifilm optou por um design vermelho brilhante. Esta embalagem causou uma grande impacto, dando ênfase à cor natural da astaxantina e aumentando a notoriedade da marca Fujifilm.

Utilizar o potencial da ciência para criar produtos de cuidados para a pele superiores

Desde a entrada no mercado dos cuidados para a pele em 2006, a Fujifilm desenvolveu várias fórmulas originais que destacam todo o potencial dos ingredientes, incluindo nano-ceramida do tipo humano, nano-licopeno, nano-AMA, nano-orizanol e nano-vitamina A. A Fujifilm desenvolveu uma área de negócio extremamente sólida nos cuidados para a pele, ao disponibilizar aos consumidores produtos alicerçados numa precisa investigação científica. Para além do Japão, a Fujifilm comercializou com sucesso a sua linha de cuidados para a pele na China, Coreia do Sul, Sudeste Asiático e outras regiões, desenvolvendo uma marca de âmbito global.

Não obstante constituir um novo player num mercado já de si sobrelotado e competitivo, a Fujifilm conseguiu construir uma presença forte da marca num reduzido período de tempo. Trata-se de outro exemplo de como a Fujifilm afastou as limitações do rótulo “empresa de película fotográfica” e obteve sucesso num numa área completamente nova.

Após sentido o sucesso do seu esforço, os investigadores e os profissionais de marketing dos cuidados da Fujifilm mantiveram o forte entusiasmo na sua missão de introdução de produtos de cuidados para a pele originais para o consumidor interessado em melhorar a saúde e a beleza. Enquanto avançam o desenvolvimento de produtos de cuidados para a pele alicerçados na ciência, procuram também divulgar as tecnologias da Fujifilm mais eficazmente e criar uma marca ainda mais sólida.

Ultrapassando o seu estatuto de recém-chegado no mercado dos cuidados para a pele, a Fujifilm pensa no futuro. Futuramente, a empresa continuará a alavancar o seu ADN na película fotográfica e a desenvolver produtos de cuidados para a pele únicos que fazem a diferença na vida das pessoas.

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